quinta-feira, 9 de julho de 2015

Credo - Uma Simples Visão de um Leigo Católico

Dias atrás, eu ouvi de uma pessoa, também católica, o seguinte comentário: "eu sou católica, mas há coisas no Credo que eu mudaria, pois não concordo com algumas coisas que estão lá."

Ela não me disse quais foram os pontos em que não havia concordância, mas internamente, comecei a rezar o Credo e a prestar atenção em cada ponto da oração para tentar encontrar o que ela tanta discordava.

"Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra"

Será que ela acredita que o nosso Deus, que é Pai, não seja Pai? De que Ele não tem tanto poder assim? Ou de que não foi Ele quem criou o céu e a terra, que foi uma simples obra do acaso?

"E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor"

Será que ela não acredita que Jesus é filho de Deus e nosso Senhor?

"Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo"

Será que ela não acredita no poder do Espírito Santo, nem que Jesus foi concebido por ele?

"Nasceu da Virgem Maria"

Será que ela acredita que Maria, mãe de Jesus, nossa mãe, não era virgem e que Jesus foi fruto de um ato sexual? Será que isso não questiona a santidade e a dignidade de Maria?

"Padeceu sob Pôncios Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de julgar os vivos e os mortos"

Será que ela questiona a veracidade de toda essa passagem dos evangelhos? Que Jesus não ressuscitou e continua morto até os dias atuais? De que nós não seremos julgados por nossos pecados e ações?

"Creio no Espírito Santo"

Será que ela não acredita na força e na ação salvadora do Espírito Santo, que se acendeu em nós no dia em que fomos batizados para testemunhar ao mundo todo que Jesus é o nosso salvador? Será que o batismo que ela recebeu quando bebê foi apenas um simbolismo barato e que não significa nada para a vida dela?

"Na Santa Igreja Católica"

Como ser católica e não acreditar na santidade da nossa Igreja, nos seus dogmas, nas encíclicas dos nossos santos padres, a quem Jesus nos confiou a sua missão de evangelizar à todos?

"Na comunhão dos santos"

Será que ela não acredita nos santos da nossa Igreja, que por meio de suas ações nos pedem para que também imitemos Jesus Cristo em todos os momentos de nossa vida?

"Na remissão dos pecados"

Será que ela não acredita que existam pecados e que possamos fazer o que bem entendermos? Ou que ninguém poderá perdoá-los?

"Na ressurreição da carne e na vida eterna"

Será que ela não acredita de que nós ressuscitaremos e viveremos eternamente ao lado de nosso Pai, compartilhando de uma vida nova, onde o mal não existirá e que só a bondade, o amor e paz reinarão?

Por isso, meus irmãos e irmãs, é importante refletirmos e tomarmos uma posição clara sobre a nossa vida de cristão. Ou somos verdadeiros com Jesus Cristo ou não somos nada. Em cima do muro é que não podemos ficar. Ou pegamos a nossa cruz ou o negamos para sempre, pois não é possível escolher alguns pontos do evangelho e desprezar outros. Ou tudo ou nada.

Vamos assumir o nosso catolicismo e sempre que tivermos alguma dúvida, vamos orar e pedir à Deus o discernimento e a sabedoria. Também podemos conversar com o pároco de nossa paróquia e pedir para que tire as nossas dúvidas e nos aconselhe a como vivenciar melhor a nossa religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário