terça-feira, 17 de setembro de 2013

Compromisso é coisa séria, ainda mais com Deus

Meu coração está sofrendo neste momento.
Sei que nada faço sozinho, mas confiei demais em quem não poderia concretizar um sonho.
Um sonho nobre de missão e de levar a esperança à quem precisa.

Na verdade, coloquei toda a minha fé nas pessoas.
Deveria ter colocado a minha fé em Deus em primeiro lugar.
Mas, não, coloquei-o em segundo plano.
Algo me diz que tenho que continuar acreditando nas pessoas...
Mas, é algo que preciso parar para refletir, pois neste momento estou desmotivado.
Parece que tudo o que eu estudei, o dinheiro investido, as horas dispensadas e distante de meus familiares, foi tudo em vão. Parece que tudo foi tempo perdido.
Estou cansado, preciso desabafar com alguém, mas infelizmente, não tenho ninguém para encostar meu ombro e chorar.
Choro sozinho, pois as pessoas que eu confiava foram embora.
Resolveram cuidar de suas vidas somente.
Deus está nos chamando para assumirmos o seu projeto de vida e missão, mas estamos dando as costas.
Estamos nos acomodando e correndo feito um rato atrás do queijo, onde esse queijo é o maldito dinheiro que nos aprisiona, e que quando der tempo, faremos um trabalho (que será "meia-boca") que o Senhor quer nos oferecer.
O chamado não é uma pessoa quem faz, mas é Deus por meio dela que o convida.
Deus te chama. Não o decepcione. Não decepcione o seu irmão. Assuma até o final com o que você se comprometeu.
Pense nisso.

domingo, 8 de setembro de 2013

Não Perca Tempo

Você tem uma vocação?

Não perca tempo. Aprimore-se caminhando e a coloque à disposição das pessoas.

Não venha dizer que não tem tempo. Tudo é questão de prioridade.

Isso fará Deus feliz.

sábado, 11 de maio de 2013

A Evangelização Através do Exemplo

Nós que atuamos nas comunidades e pastorais em algum momento no final de um encontro, missa ou grupo de oração, alguma pessoa veio até nós e nos disse: "obrigado pela pregação", "nossa, você cantou de um jeito que me fez voltar para a igreja".

Isso é muito legal, pois Deus está nos usando e está dando resultado. Entretanto, é preciso entender que a nossa responsabilidade está aumentando, pois estamos nos tornando "referência". Estamos nos tornando espelhos. E qualquer "pisada na bola" que cometermos, alguém não verá mais o Cristo em nós e acabará se decepcionando muito.

Quem de nós não se decepcionou com alguém que era espelho para nós? Quantas vezes não nos afastamos da Igreja por causa de uma palavra ou repreensão que um padre disse? Quantas vezes não ficamos chateados quando algum coordenador nos chamou a atenção por algo que não o agradou? Quantas vezes não nos revoltamos com as notícias de pedofilia dentro da Igreja? E deve haver uma série de outras razões que cada um de nós já enfrentou e que derrubam "o nosso chão" e ficamos revoltados e desacreditados.

Mas, mesmo com tudo isso, a fé deve nos guiar e deixar que ela acalme o nosso coração.

Por isso, meus amigos e amigas, prestem atenção nessas reflexões:

- se você condena a corrupção, então seja uma pessoa honesta, seja ética;
- se você se sente um servo de Deus, então não queira ser alguém MAIOR que Deus;
- se você prega a paz, então seja um exemplo de paz e paciência;
- se você acredita na família, então respeite seus pais, não traia sua esposa ou esposo e não maltrate seus filhos;
- se você acredita firmemente na Igreja, então deve ser a favor da vida e não a favor da legalização das armas, da pena de morte e da legalização do aborto e das drogas;
- se você acredita firmemente na Igreja, então deve ser a favor da união entre o homem e a mulher, não sendo a favor da homossexualidade;
- se você acredita firmemente na Igreja, então deve ser uma pessoa responsável não se entregando à embriaguês e praticando atos que podem prejudicar a integridade moral e física de nossos semelhantes, como por exemplo, xingamentos, provocações e violência no trânsito;
- e se você acredita firmemente na Igreja, então deve colocar Cristo em primeiro lugar da sua vida e renunciar toda e qualquer oportunidade de vaidade ou superioridade sobre alguém.

Parece pesado ler tudo isso, mas se nos propomos em ser servos de Deus e de Maria, significa que renunciamos o pecado e à muitas condutas que são "normais" em nossa sociedade. Você é membro da Igreja, trabalha em alguma pastoral e participa das missas e do mistério eucarístico. Por isso, é preciso ficar atento com o que transmitimos dentro e fora da Igreja para que não sejamos instrumentos de afastamento de nossos irmãos do caminho do Senhor.

Temos que ser sinais de luz, paz, justiça e amor. É fácil? Não, não é. É impossível? Não, não é. Mas, existem muitas formas para sermos sinais de luz, paz, justiça e amor. Amar à Deus de todo o seu coração, frequentar as missas constantemente, ler a Bíblia, compreender os ensinamentos de Deus e colocá-los em prática, conversar com Deus diariamente através da oração e amar as pessoas são alguns exemplos para iniciar a caminhada do bem e ser um servo fiel e feliz.

Fiquem com Deus.

Abraços e paz.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Um Pequeno Conselho para Músicos Cristãos

Olá!

Por que alguns ministérios com tantos instrumentos de marcas famosas e músicos altamente técnicos quando se apresentam numa missa ou grupo de oração não conseguem encher o ambiente com o Espírito Santo, enquanto outros ministérios com instrumentos mais simples e até com menos técnicas conseguem fazer com que as pessoas se encontrem com Deus?

Não tenho a intenção de incentivar a não-capacitação musical, pelo contrário, defendo que quem se coloca à serviço da Igreja através da música deve se dedicar ao estudo das técnicas musicais dentro do instrumento de sua escolha, seja o seu instrumento a voz, ou um violão, guitarra, bateria, teclado, contra-baixo, entre outros.



Mas, a preocupação central que proponho aqui é: o seu ministério reza diante do Santíssimo antes de iniciar a missa? O seu ministério vive no dia-a-dia a experiência de se voltar para Deus e de ser instrumento de evangelização? Ou será que o seu ministério somente quer ficar famoso e ouvir os aplausos das pessoas?

Um ministério de sucesso não é aquele que arrasta multidões para o aplaudir, mas sim que atraia pessoas para aplaudir Jesus. Ele é o Senhor das nossas intenções e é à Ele que devemos voltar toda a nossa intenção e admiração.

Então, procurem rezar antes de iniciar a missa, grupo de oração e até mesmo nos ensaios. E assim que finalizar a apresentação agradeçam por serem instrumentos de Deus e por terem tocado cada alma presente.

Vamos parar um pouquinho e fazer uma auto-avaliação dos nossos comportamentos?

Abraços e paz.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Carta de Conversão ao nosso Coração

A leitura da Bíblia é fundamental para a nossa salvação e aprendizado da palavra de Deus. Ser cristão é muito mais que ir às missas de domingo; é compreender os ensinamentos de Jesus Cristo e se colocar à serviço do reino de Deus.

É comum lermos os mesmos livros, capítulos e versículos várias vezes e quando guardamos a Bíblia em nossas estantes ficamos nos perguntando o que determinada passagem bíblica tentou nos ensinar (isso quando nos perguntamos).

Lendo e meditando sobre o livro de Mateus não só compreenderemos a vida de Jesus, mas observaremos ensinamentos magníficos que se cada um de nós colocarmos em prática o nosso mundo melhorará incrivelmente.

O homem deve viver da palavra de Deus, pois sem ela o mundo vira um caos e perderemos o sentido de amar o próximo.

Considerando que Deus é o nosso Senhor e Pai, devemos sempre respeitá-lo, nunca tentá-lo e sempre serví-lo. Para esta compreensão nós criaturas precisaremos nos converter, assumir uma nova vida e postura. Uma vez convertidos aos ensinamentos de Jesus, automaticamente, estaremos amando a justiça, promoveremos a paz e seremos pessoas boas, fazendo o bem à todos e perdoando àqueles que nos fazem mal. Sendo pessoas boas respeitaremos as esposas ou esposos, não nos entregando ao adultério.

A conversão também nos tornará pessoas simples e humildes, não nos entregando mais à luxúria e à ganância para adquirir mais bens materiais.

Enfim, manteremos a chama da fé sempre acesa sempre observando os ensinamentos de Jesus e dando testemunho dele, pois a evangelização é um compromisso do cristão em levar a palavra de Deus aos nossos familiares, amigos e até mesmo aos nossos inimigos. Jesus nos ensina a cuidar de nossos corações, a perdoar e a praticar a caridade.

Lembre-se: Jesus está no meio de nós. Ele já veio e nos salvou do pecado e da morte. Desta forma, vamos ser dignos de merecer esta vitória. Não perca a fé, reze todos os dias e procure sempre ajudar alguém.

Paz.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reflexão sobre o Perdão


Quando Jesus e a Igreja fala sobre perdão, eu fico pensando “se não perdoamos o nosso semelhante, como conseguiremos viver em paz? Como conseguiremos dizer que somos felizes?”

Pois, quando eu sinto raiva de qualquer pessoa a minha felicidade se esvazia em minha alma e começo a não me sentir bem. Posso sorrir diante de outras pessoas, mas quando me deparo com quem me fez mal ou se alguma situação me faz lembrar desse episódio ruim, não consigo mais encontrar a paz que tanto busco e necessito vivenciar.



Desta forma, não consigo pensar em outra maneira de encontrar a felicidade a não ser perdoar o meu semelhante. Não será nas drogas, no álcool, nas baladas, no sexo desenfreado ou trocando de religião que a encontrarei. É conditio sine qua non a prática do perdão deixada por nosso senhor Jesus Cristo. Como acreditamos nele, quem somos nós para aceitar passivamente nossa condição humana de continuar a viver com raiva e intrigas? Como posso ir à Igreja receber o corpo e o sangue de Cristo, mas não ter a capacidade de perdoar o meu irmão? Será que quando eu vou às missas não estou cantando o Ato Penitencial só da boca para fora?

Precisamos refletir sobre isto, assumir a nossa cristandade e construir um mundo de paz para nossos irmãos e para nós mesmos. Principalmente, neste momento de quaresma é fundamental praticarmos os mandamentos de Cristo, e um deles é a prática do perdão.

Abraços e paz.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lançamento Editorial - Ideias para Deus Entrar em seu Coração

Já está disponível nos principais sites o livro "Ideias para Deus Entrar em seu Coração" de Marcelo Castilho. Escritor campinense, Marcelo Castilho é analista de sistema, músico e compositor de músicas católicas.



O livro já está disponível em vários sites, tais como, Saraiva, Siciliano, Shopping Uol, editora Palavra e Prece, editora Loyola e Armazém Católico.

Adquira já o seu!!!

sábado, 5 de janeiro de 2013

Que Rezemos Todos os Dias

Feliz Ano Novo para você e toda sua família.

A afirmação do título desta reflexão é determinante para uma vida feliz.

Orar é estar em comunhão com Deus. É estar ao lado Dele conversando com intimidade, sabendo que o Pai irá nos ouvir.

Rezar não é apenas um simples ato de pedir coisas. Mas, é fundamental que em nossas orações agradeçamos pela vida que Deus tem nos dado, mesmo se nós estivermos enfrentando muitos problemas. Rezar é agradecer por mais um dia apreciarmos o sol, a lua, as estrelas e a chuva. É pedir para que nossos amigos tenham vida longa. É pedir para que também nossos inimigos tenham vida longa e que possamos nos reconciliar com eles o mais rápido possível.


É engraçado como a nossa vida muda para melhor quando rezamos ao acordar, no momento de uma refeição e no momento em que vamos dormir. E é estranho como a nossa vida muda para pior quando passamos um dia sem rezar. Tudo fica fora de contexto.

Por isso, meus amigos, vamos rezar. Seja ajoelhado de frente ao Santíssimo ou deitado no silêncio do seu quarto, reze. Não perca tempo. Crie laços de intimidade com Deus e ganhe uma vida transformada.

Amém.