terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A missa é comunhão

Quando Jesus pronuncia sobre o pão as palavras: "Isto é meu corpo", e sobre o vinho: "Este é o meu sangue", na verdade ele quer dizer: Isto sou eu! Eu estou aqui! É sua pessoa mesma, enquanto entregue, sacrificada para o bem da humanidade. Segundo o modo hebraico de se expressar, a palavra corpo vai além de seu aspecto material: significa a pessoa inteira, todo o seu ser; do mesmo modo que o sangue, como substância da vida, compreende todo o ser vivo.

Sobre o pão, Jesus acrescenta: "Tomai e comei", e sobre o vinho: "Tomai e bebei". Este foi o modo que Jesus estabeleceu para entrar em comunhão conosco. Ele se oferece a nós como alimento e espera que acolhamos sua presença. Através da recepção do dom, provoca-se um fortalecimento das relações entre o doador (Jesus) e o receptor (a pessoa que crê).


Trecho retirado do livro "Missa, entenda e participe" do Pe. Luiz Miguel Duarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário