quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Piauí é o Estado com maior número de católicos do Brasil

Matéria publicada em 23/08/2011.

A proporção de brasileiros adeptos do catolicismo caiu ao menor nível já registrado desde 1872, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apesar da queda, o catolicismo ainda é a maior religião no país, seguida pela igreja evangélica e pelo espiritismo.

Os dados fazem parte de um mapa de religiões traçado pela FGV. Segundo o estudo, 68,43% da população brasileira se dizia católica em 2009, cerca de 130 milhões de pessoas, o menor percentual desde os primeiros registros realizados no país, em 1872, quando os católicos representavam 99,7% da população.

Conforme o estudo, a proporção de católicos vinha se mantendo constante no início dos anos 2000, mas houve queda de 7,3% dos adeptos ao catolicismo entre 2003 e 2009. A pesquisa reuniu microdados de pesquisas do IBGE com cerca de 200 mil entrevistados na década passada.

Uma das razões apontadas para a queda é o crescimento na proporção dos evangélicos no mesmo período (de 17,9% para 20,3% da população). Além disso, o grupo de pessoas que dizem não pertencer a nenhuma religião subiu, de 5,13% para 6,7% da população. No início da década, o índice dos “sem religião” havia caído, de 7,4% para 5,1%.

Ainda segundo a pesquisa, as mulheres continuam mais religiosas do que os homens, mas a proporção se inverteu no período analisado com relação ao catolicismo. Enquanto 71,6% se dizem católicas, 75,4% dos homens expressam pertencer a essa religião. Setenta anos antes, eram 96% e 95%, respectivamente.

Estados e capitais
O Piauí é o estado com maior número de católicos (87,93%), seguido pelo Ceará (81%) e Paraíba (80,25%). Os menos católicos são o Acre (50,73%), Rio de Janeiro (49,83%) e Roraima (46,78%). Roraima é também o estado com maior proporção de sem religião (19,39%), seguido do Rio de Janeiro (15,95%).

Ainda conforme o estudo, a periferia do Rio de Janeiro é a menos católica e menos religiosa de todas as metrópoles brasileiras. No outro extremo está a periferia de Porto Alegre e de Fortaleza, respectivamente, a mais religiosa e a mais católica.

Entre os evangélicos pentecostais, o Acre é o que contabiliza a maior proporção de adeptos (24,18%). Nas demais denominações evangélicas, o líder é o Espírito Santo (15,09%). O Sergipe é o estado com o menor percentual de evangélicos pentecostais (4,75%).

O Rio lidera em religiões espíritas (3,37%) e afro-brasileiras (1,61%), seguido, nos dois casos, pelo Rio Grande do Sul (2,34% de espiritualistas e 0,94% de afro-brasileiras). Já nas religiões orientais ou asiáticas, São Paulo possui o maior nível de adeptos (0,78%), seguido pelo RJ (0,69%) e Distrito Federal (0,52%).

Nas capitais, Boa Vista, Salvador e Porto Velho são as que possuem maior proporção de pessoas sem religião. Teresina é a capital mais católica do país, com 80, 66% de fiéis, seguida de Fortaleza (74,25%) e Florianópolis (73,91%). Boa Vista é a menos católica (40,87%). Os evangélicos são maioria em capitais da região Norte: Rio Branco (28,43%), Belém (23%), Boa Vista (21,21%) e Porto Velho (19,02%).

Renda
Com relação à renda, a grande parte dos sem religião está concentrada na classe E (7,72% deles não possuem religião), seguida pela classe A/B, com 6,91%. O mesmo acontece no catolicismo, que se concentra principalmente entre essas classes.

Evangélicos pentecostais são 14,98% da classe D. Já as igrejas evangélicas mais tradicionais estão mais concentradas na classe AB (8,35%) e C (8,72%). Outras religiões também estão mais concentradas na classe A/B.

Fonte: Portal V1.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Banda Stageo3

Galera,

para quem ainda não conhece, não pode também deixar de ouvir esse som da banda Stageo3. Muito bacana.

http://www.youtube.com/watch?v=rI1wDiZ3cNE&feature=plcp&context=C21b5eUDOEgsToPDskIhS-XQnnrnQoyFGR44vsP_

Abraços.

Oração do Espírito Santo, Vinde a Mim

Espírito Santo,
Espírito de Deus,
desça sobre mim e transforme a minha vida,
pois não vejo salvação nas coisas do mundo.
Sim, o Espírito de Deus é poderoso
e pode derrotar todo o mal que existe em mim,
porque, mesmo eu sabendo que sou pecador,
acredito que Deus me ama e que pode me salvar...
basta somente a Tua vontade para manifestar em meu ser
a obra mais linda que pode existir em todo o universo
que é o Teu amor.
Por isso, vinde Espírito Santo,
vinde Espírito de Deus,
transforma o meu coração,
transforma a minha vida e os meus pensamentos,
não deixe aqui sozinho e com angústias,
salva-me com a Tua Palavra e com o Teu fogo,
que faça arder em meu coração a Tua graça
e que eu possa multiplicar essa chama
para todos que estiverem ao meu redor,
pois a salvação precisa ser estendida à todas as pessoas.
Vinde Espírito Santo,
pousa em meu ser,
e pela graça do meu batismo
me transforme em um cristão de ação,
autêntico e que tenha a coragem de levar o nome de Jesus Cristo
aos quatro cantos deste planeta.
Amém.

Novidade Musical - Banda PGBR


Banda de Artur Nogueira-SP, vale a pena conferir!!!
Esse hit será sucesso.

Marcelo Castilho canta "Deus te Vê"

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CENSO MOSTRA A EVOLUÇÃO NA PRESENÇA DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL

As mudanças na configuração da Igreja no Brasil, registradas no novo Anuário Católico 2012 que acaba de ser lançado pelo CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais - trazem, entre outros dados, um retrato do atual quadro no aumento do número de paróquias, dioceses, bem como o significativo aumento no número de sacerdotes e diáconos permanentes. O Anuário 2012 está sendo distribuído pela Promocat e já pode ser adquirido pelo site www.guiacatolico.com/assine , pelo email assinaturas@promocat.com.br ou pelo telefone (11) 2099 6688.
A relação entre presbítero por habitante que mede a capacidade de atendimento a população católica do Brasil, também diminuiu, confirmando a presença da Igreja em todos os municípios brasileiros. Assim, as necessidades de conversão pastoral apontadas pela Conferência de Aparecida parecem encontrar respostas positivas. Dentre as mudanças que o Censo revela, nas suas diversas vertentes, chamadas aqui de evolução da Igreja no Brasil, estão contempladas, por exemplo:
-A evolução do número de paróquias por regional da CNBB (1940-2010) e a média de crescimento anual destas neste período;
-A evolução do número de circunscrições eclesiásticas (1991-2010);
-A evolução do número de diáconos permanentes neste mesmo período;
 -A evolução do número de presbíteros brasileiros e estrangeiros (1970-2010);
 -A estagnação do número de religiosas,  incluindo professas, noviças e professas egressas;
-A evolução do número de presbítero por habitantes (1970-2010);
-A relação entre habitantes por presbítero (1970-2010) e o percentual da evolução destes indicadores nos anos de 1990 a 2010, entre outros dados.
Acompanhe em www.ceris.org.br.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Você é importante para Deus

Você sabia que Deus te ama? E ainda que você é importante para Deus?

Pare um instante e olhe tudo ao seu redor... o ar que você respira, a vida que você possui, todos os elementos que existem neste mundo, tudo é obra de Deus que nos colocou à disposição para que pudéssemos criar coisas novas que melhorassem as nossas vidas.

Não pense que tudo o que é existe é obra do acaso, pois se assim o fosse, que sentido teríamos em viver? Em viver todos os dias na correria insana do trabalho, já que no final iríamos morrer e que nada levaríamos deste mundo?

Por isso, acredito em Jesus, pois Ele foi quem morreu na cruz para nos salvar de nossos pecados e da morte. É somente através Dele que poderemos renascer e viver uma nova vida. Acredite nisso!!! Você é muito importante para Deus e não está aqui neste mundo por acaso. Estamos de passagem sim, mas em busca de uma vida eterna ao lado do Nosso Senhor.

Acredito nisso!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Música "Somente Creia" - Marcelo Castilho

Tenha Milagres em Sua Vida

Os milagres podem acontecer em nossas vidas quando temos fé em Deus. É através da fé e do amor incondicional à Deus que nossas vidas são tocadas por Ele e nos traz milagres.

Podem ser milagres materiais como um novo emprego, cura de uma doença ou diversos objetos.
Mas, o verdadeiro milagre é aquele que toca a nossa espiritualidade nos convertendo em verdadeiros cristãos e que nada nos abalará. Não será um problema de saúde, uma perda familiar, o desemprego, a falta de bens materiais que nos moverá para a derrota. Somente a falta de fé pode nos derrotar e quando a temos, Deus está conosco e sempre sairemos vitoriosos de nossas batalhas, por mais que achemos tudo difícil.

Quer saber o que foi difícil? Quando Jesus foi pregado numa cruz. Isso sim deve ter sido difícil. Mesmo assim Ele permaneceu firme e fez-se cumprir sua missão para nos salvar. Por isso, nunca devemos deixar a nossa fé desmoronar, pois sabemos em quem crer, que é Naquele que venceu a morte e nos deu a oportunidade da vida eterna.

Tenha fé, pois muitos milagres acontecerão em sua vida.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nota da CNBB em relação ao Novo Código Florestal

O cuidado com a natureza significa o cuidado com o ser humano. É a atenção e o respeito com tudo aquilo que Deus fez e viu que era muito bom (cf. Gn 1,30).

O Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos bispos do Brasil - CNBB, reunido nos dias 29 e 30 de novembro de 2011, vem manifestar sua preocupação com a possível aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto de reforma do Código Florestal brasileiro. Já aprovado nas devidas Comissões do Senado Federal, o novo Código Florestal, tão necessário ao Brasil, embora tenha obtido avanços pontuais na Comissão do Meio Ambiente, como um capítulo específico para a agricultura familiar, ainda carece de correções.
 
O projeto, ao manter ocupações em áreas ilegalmente desmatadas (Artigos 68 e 69) e permitir a recuperação de apenas metade do mínimo necessário para proteger os rios e a biodiversidade (Artigos 61 e 62), condena regiões inteiras do país a conviver com rios agonizantes, nascentes sepultadas e espécies em extinção. Sob o pretexto de defender os interesses dos pequenos agricultores, esta proposta define regras que estenderão a anistia a quase todos os proprietários do país que desmataram ilegalmente.

O projeto fragiliza a proteção das florestas hoje conservadas, permitindo o aumento do desmatamento. Os manguezais estarão abertos à criação de camarão em larga escala, prejudicando os pescadores artesanais e os pequenos extrativistas. Os morros perderão sua proteção, sujeitados a novas ocupações agropecuárias que já se mostraram equivocadas. A floresta amazônica terá sua proteção diminuída, com suas imensas várzeas abertas a qualquer tipo de ocupação, prejudicando quem hoje as utiliza de forma sustentável. Permanecendo assim, privilegiará interesses de grupos específicos contrários ao bem comum.

Diferentemente do que vem sendo divulgado, este projeto não representa equilíbrio entre conservação e produção, mas uma clara opção por um modelo de desenvolvimento que desrespeita limites da ação humana.

A tão necessária proteção e a diferenciação mediante incentivos econômicos, que seriam direcionados a quem efetivamente protegeu as florestas, sobretudo aos agricultores familiares, entraram no texto como promessas vagas, sem indicativo concreto de que serão eficazes.
Insistimos que, no novo Código Florestal, haja equilíbrio entre justiça social, economia e ecologia, como uma forma de garantir e proteger as comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas e de defender os grupos que sabem produzir em interação e respeito com a natureza. O cuidado com a natureza significa o cuidado com o ser humano. É a atenção e o respeito com tudo aquilo que Deus fez e viu que era muito bom (cf. Gn 1,30).

O novo Código Florestal, para ser ético, deve garantir o cuidado com os biomas e a sobrevivência dos diferentes povos, além de preservar o bom uso da água e permitir o futuro saudável à humanidade e ao ecossistema.

Que o Senhor da vida nos ilumine para que as decisões a serem tomadas se voltem ao bem comum.
Brasília-DF, 30 de novembro de 2011

Google Católico

Quando você deseja uma informação já pensa logo em pesquisar no Google.

Excelente. Mas, saiba que existe o Google Católico (http://www.googlecatolico.com.br/). Nele, você encontra tudo sobre catolicismo.

Vale a pena experimentar!!!

Música - Mãe das Águas


Letra de Regiane Bellay
Melodia de Marcelo Castilho

A mulher católica agora tem um site próprio

Bom dia!

A mulher católica agora tem um site próprio. Trata-se da "Mulher Católica". O endereço web é o  http://www.mulhercatolica.org/.

Há muitas informações para as mulheres para enriquecimento da fé, formas corretas de se vestir, comportamento, sua importância para Deus e para o mundo, e a definição para que as mulheres se espelhem em Maria, a nossa Mãe Querida.

Não percam tempo. A evangelização é agora!!!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ideia 2 para Deus tocar em seu coração

Que imagem linda!!!

ORAÇÃO DO PAPA BENTO XVI

ORAÇÃO DO PAPA BENTO XVI
Basílica Vaticana
Sábado, 27 de Novembro de 2010

Senhor Jesus,
que fielmente visitais e cumulais
com a vossa Presença
a Igreja e a história dos homens;
que no admirável Sacramento
do vosso Corpo e do vosso Sangue
nos tornais partícipes da Vida divina
e nos fazeis antegozar
a alegria da Vida eterna;
nós vos adoramos e vos bendizemos.

Prostrados diante de Vós,
nascente e amante da vida
realmente presente e vivo no meio de nós, suplicamos-vos.

Voltai a despertar em nós o respeito por cada vida humana nascente,
tornai-nos capazes de entrever
no fruto do ventre materno
a obra admirável do Criador,
disponde os nossos corações
ao acolhimento generoso de cada criança que está para nascer.

Abençoai as famílias,
santificai a união dos esposos,
tornai fecundo o seu amor.

Acompanhai com a luz
do vosso Espírito as opções
das assembleias legislativas,
para que os povos e as nações reconheçam e respeitem
a sacralidade da vida,
de cada vida humana.

Orientai a obra
dos cientistas e dos médicos,
a fim de que o progresso contribua para o bem integral da pessoa
e ninguém venha a sofrer
supressão e injustiça.

Infundi caridade criativa
nos administradores
e nos economistas,
para que saibam intuir e promover condições suficientes
a fim de que as jovens famílias possam abrir-se serenamente
ao nascimento de novos filhos.

Consolai os cônjuges que sofrem por causa da impossibilidade
de ter filhos e, na vossa bondade, sede providente para com eles.

Educai todos a cuidar das crianças órfãs ou abandonadas,
para que elas possam experimentar o calor da vossa Caridade,
a consolação
do vosso Coração divino.

Com Maria vossa Mãe,
a grande crente, em cujo seio assumistes a nossa natureza humana,
esperamos de Vós, nosso único
e verdadeiro Bem e Salvador,
a força de amar e servir a vida,
à espera de viver sempre em Vós,
na Comunhão
da Bem-Aventurada Trindade.

domingo, 27 de novembro de 2011

Dica de Livro: Sou Católico - Vivo a Minha Fé

A dica de leitura da Católica Vest de hoje é o livro "Sou Católico - Vivo a Minha Fé". É uma publicação da CNBB para ajudar os católicos e todas as pessoas interessadas a compreenderem os fundamentos da fé e da vida cristã.

O livro está dividido em seis capítulos. O capítulo 1 fala sobre a revelação de Deus, o segundo sobre a nossa fé católica, o terceiro sobre a celebração do Mistério de Cristo, o quarto sobre a vida nova em Cristo, o quinto sobre esclarecimentos sobre alguns pontos da fé católica e o último sobre orações católicas.

Este livro é essencial que, como católicos, saibamos a nossa doutrina e a coloquemos em prática diariamente para sermos verdadeiros cristãos.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ideia 1 para Deus tocar em seu coração

Reconquiste para Deus este lugar santo que é o seu lar

Os cristãos na Europa se uniram em “Cruzadas”. Pela Cruz, eles se reuniram e foram corajosamente aos lugares da Terra Santa para reconquistar para Deus e para a Igreja os lugares santos. Esse foi o verdadeiro sentido das Cruzadas.

Hoje é preciso que cada família faça uma “Cruzada” para reconquistar para Deus esse lugar santo que é o nosso lar. A sua família é um lugar santo! Tão santo como o lugar onde Jesus nasceu, morreu, celebrou a Eucaristia, derramou o Espírito Santo, subiu aos céus. É preciso retomar para Deus o que é de Deus. A sua casa é de Deus.

Nossa casa é um santuário, é o lugar onde Deus quer que a nossa família se santifique. Assim como o templo é santo, nossa casa é santa. Nossa família é e precisa ser canteiro de santidade. Nossa família é como um ninho. Precisamos de um ninho quente, cheio de amor, de afeto, de perdão.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" de monsenhor Jonas Abib)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma história sugestiva

Por Pe. Fábio de Melo

Tive a oportunidade de conhecer a África do Sul. Uma viagem fascinante. A grandeza do país está exposta nos pequenos detalhes. Um lugar onde as cores prevalecem. Nas paredes, na paisagem, nos tecidos e nas almas.

A África é um país musical. Em tudo há a prevalência de um som orgânico, nascido dos lugares, emitido sem reservas, sem descanso. Brota da natureza e das bocas. Nasce ao som de tambores e instrumentos rudimentares retirados do contexto da utilidade doméstica. Vida pragmática sendo transformada em vida simbólica. Criatividade de um povo que reconhece a vida como território da revelação divina. Aliás, admiro muito as comunidades humanas que não caíram na resolução fácil que divide o mundo em duas partes: sagrado e profano.

Sempre tive predileção pela musicalidade negra. Acho instigante a construção melódica que costura numa mesma pauta acordes felizes e acordes tristes. Mixórdia que revela a luta de antepassados; homens e mulheres que construíram a história que hoje perpassa o canto que meus ouvidos escutam. De um lado, os colonizadores, invasores que resolveram estender os poderes de suas pátrias, obedecendo ao instinto rudimentar do poder.

Força que legitima os absurdos das guerras, invasões e outras irracionalidades humanas. De outro, os colonizados, os legítimos donos da terra, os curadores do espaço. Música que conta os sofrimentos do degredo, mas que também revela as esperanças que a escravidão não conseguiu sufocar.

Durante a viagem pude ouvir muitas histórias sobre diferentes tribos africanas. Uma delas me comoveu. Uma história musical. É o relato de um costume preservado por uma tribo. Para cada criança que nasce uma música é composta. Uma oferenda que marca a entrada da criança no mundo. Música que estará diretamente ligada à identidade pessoal. Ela cumpre papel de ser a trilha que sonoriza os momentos importantes da vida daquele que a recebeu.

Há um fato interessante. Segundo a história que ouvi, além de ser cantada nas celebrações felizes, a música é utilizada por ocasião de grandes deslizes cometidos pela proprietária da música. Funciona como uma espécie de purificação. Ao perceber o desvio de caminho, a comunidade se reúne e canta, para que a pessoa, ao ouvir a sua música, possa ter a possibilidade de voltar ao formato original, ao início de tudo, momento em que a música lhe foi ofertada. Esse costume me fez pensar no quanto é necessário ter um referencial que nos faça voltar ao estado primeiro das coisas. Uma voz, uma palavra, um lugar, uma música, enfim, qualquer coisa que pertencesse à nossa memória afetiva, e que tivesse o poder de nos fazer voltar a nós mesmos. Algo que pudesse nos fazer enxergar melhor o contexto de nossas escolhas. Algo que nos ajudasse na reconciliação com nossos limites, sobretudo no momento em que os erros prevalecem sobre os acertos, e a vida se apresenta difícil demais diante de nossos olhos. A história me fez refletir sobre a arte de recomeçar.

Verdade ou lenda? Não importa. A história já virou verdade em mim. A partir de hoje quero estar atento a tudo o que me recorda quem sou. Esteja também. Mais cedo ou mais tarde precisaremos deste instrumental.

Fonte: http://www.fabiodemelo.com.br/

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como faço para aprender a rezar?

Vou lhe contar um segredo para quem quer crescer na vida de oração. Um segredo, talvez um dos mais simples e eficazes, é este: rezar quando não tenho vontade, quando, pelos sentimentos e estado físico, a vontade é de fazer muitas outras coisas, menos rezar. Quem reza assim sabe que o homem interior é resultado de sacrifícios e constantes renúncias. Não existe outro caminho!!

Com carinho e orações!

Agora vamos rezar juntos? Clique no blog.cancaonova.com/ricardosa.

Seu irmão,
Ricardo Sá


Fonte: http://www.cancaonova.com/

Música "Passa na Frente"

Ouça essa linda música composta pelo Marcelo Castilho em dedicação à nossa mãe Maria.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Já parou para pensar nisso?

Você já parou para pensar nesta frase?

"Graças e louvores se dêem a todo momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento"

E, provavelmente, já a repetimos várias vezes na Santa Missa.

Será que estamos dando graças e louvando à Deus a todo momento?

Pense nisso!!!

Agenda de Show do Diego Fernandes - Novembro

SP - Valinhos em 09/11 19:00 - Programa Brasil Cristão - TV Século 21

CE - Sobral em 11/11 19:00

MG - Timóteo em 12/11 20:00 - Evento Levante!!

SP - São Paulo em 16/11 20:00 - Grupo de Oração Nossa Senhora Imaculada Conceição. Morumbi.

SE - Aracajú em 18/11 20:00 - Halleluya

PB - Solânea em 26/11.

SP - São Paulo em 26/11 - Programa Acorde - Rede Vida

RS - Passo Fundo em 27/11

Fonte: http://diegofernandes.com/

Agenda de Shows do Rosa de Saron - Novembro

13/11 - São Gonçalo-RJ
14/11 - Iguaba Grande-RJ
15/11 - Viradouro-SP
18/11 - Presidente Prudente-SP
19/11 - Itatiba-SP
20/11 - Fernandópois-SP
25/11 - Londrina-PR
26/11 - Marechal Cândido Rondon-PR
27/11 - Campo Mourão-PR

Fonte: http://www.rosadesaron.com.br/eventos/